quarta-feira, 23 de março de 2011

Sobre a inveja , hipocrisia e falsidade


"Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.
(...)
Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual."

(Wikipédia)

Caberiam várias definições aqui. Noto que a inveja conduz à hipocrisia, esta a falsidade. Enganar os outros não é bonito, não é digno. Quem engana é digno de pena. Deveríamos todos saber que, mais dia menos dia, o enganador se revela. Muitos usam a máscara da bondade, mas revelam sua sordidez pelo próprio comportamento.
Não é facil ser alvejado por gente que sofre destes males em doses 'crônicas'. Mas ai daquele que promove a tristeza, que não sabe ser feliz com o que tem e, portanto, comporta-se vilmente.
Alguns não revelam a sua verdadeira face porque ela é tão repugnante que traria asco a quem quer que passasse por perto. Estes são os mais dignos de pena. Só tem companhia porque manipulam, se camuflam mas mal conseguem disfarçar a inveja.

Obs.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carapu%C3%A7a 
By Sol!!!

Um comentário: